12 de jun. de 2012

MPB e os personagens bíblicos - namorados


Roteiro para o programa do dia dos Namorados


            Hoje estamos juntos aqui para comemorarmos o Dia dos Namorados. Sentimos que o “romance está no ar”... “Love’s in the air”... E, romance lembra música. Não há namoro sem música.

            Desde os casais que já namoram há muito tempo, assim, tipo uns 50 anos..., como os que estão começando nesta estrada recentemente, com meses ou poucos anos de namoro, com certeza já têm A SUA MÚSICA. Aquela música que causa arrepios em vocês quando a ouvem, que embalou um momento especial a dois, que fala coisas que vocês não conseguem dizer...

            Aproveite agora, e escreva neste papel que esta sobre a mesa o nome da música de vocês (ou um trecho) dela, ou de uma outra música que você queira, neste dia dedicar ao seu namorado.

            Mas,... agora, vamos pensar nos casais da Bíblia. Se eles vivessem em nosso tempo, que músicas os namorados cantariam para suas “eleitas”, nós fizemos uma seleção. Vejam se vocês concordam conosco, e ao final dêem suas sugestões.


            1 - Deus criou o mundo, e viu que tudo era bom. Mas, percebeu que faltava alguma coisa... faltava o amor...faltava o homem e a mulher. Então Deus criou Adão e Eva.

Do pó da terra, Deus criou Adão. Mas, não era bom que ele estivesse só. E, assim, de uma de suas costelas, criou Eva.
Imaginamos que, quando Adão olhou para Eva, e viu a perfeição criada por Deus, ele se encheu de amor. Ficou tão emocionado que deve ter cantado....

Eu tenho tanto pra lhe falar, mas com palavras não sei dizer. Como é grande o meu amor por você (Como é grande o meu amor por você – Roberto Carlos)

            2 - Mas, agora imaginemos Eva, acordando de sua criação, no meio das coisas mais lindas criadas por Deus, vendo aquele homem, que seria seu parceiro, seu amigo, companheiro, amante... Certamente, esta canção deve ter brotado em seu coração...

Foi assim como ver o mar a primeira vez que meus olhos se viram no seu olhar... (Todo azul do mar – 14 Bis)

            3 - Passou o tempo... Estamos na era dos patriarcas. Deus selecionou um casal para dar início ao seu povo escolhido: Abraão e Sara. Este casal demorou muito a ter filhos, mas mesmo assim eles viveram muitas aventuras juntos. E, talvez, por causa desta cumplicidade compartilhada eles vieram a ser “os pais de uma grande nação”.
Abraão amava Sara e zelava por ela, como provou no episódio no Egito. Por isso, achamos que Abraão teria cantado essa música para sua amada:

Olho para o céu, tantas estrelas dizendo da imensidão do universo em nós. A força desse amor nos invadiu... Com ela veio a paz, toda a beleza de sentir que para sempre uma estrela vai dizer: Simplesmente amo você (Céu de Santo Amaro – Flávio Venturini)

            4 - Sara sempre foi uma esposa dedicada e parceira de seu marido. Chegou a oferecer a sua escrava para que o plano de Deus fosse cumprido. Só que essa não era a forma escolhida por Deus. Mas, esta demonstração do amor de Sara também poderia ser traduzida por esta canção:

Os sonhos mais lindos sonhei, de quimeras mil um castelo ergui. E no teu olhar, tonta de emoção, com sofreguidão, mil venturas previ (Fascinação - Elis Regina)

            5 - Da promessa de Deus a Abraão e Sara, nasceu Isaque. E, Isaque casou-se com sua prima Rebeca. Rebeca era uma linda moça, e com certeza, despertou sentimentos apaixonados em Isaque, já a Bíblia que ele só se consolou da morte de sua mãe com a presença de Rebeca. Assim, podemos imaginar Isaque cantando para Rebeca esta música:

Você pintou como um sonho, eu fui atrás com tudo. Se isso são coisas do amor, acredito que estou vivendo em outro mundo... (Caça e Caçador – Fábio Jr.)

         6 - Do casamento de Isaque e Rebeca, nasceram Esaú e Jacó. Jacó foi o escolhido de Deus para dar seguimento ao plano divino. Mas... até Jacó entender isto, ele aprontou “poucas e boas”. Teve até que fugir de casa. Foi, então morar na casa de seu tio Labão. Lá, ele conheceu o amor de sua vida: Raquel e, se comprometeu a trabalhar para poder casar com ela por 07 anos. Talvez já estejamos imaginando que música Jacó cantaria para Raquel, né?...
Por você... Eu mudaria até meu nome, eu viveria em greve de fome, desejaria todo dia a mesma mulher... (Por você – Barão Vermelho)

            7 - Só que o tio de Jacó era muito “espertinho”. Quando viu que Jacó estava tão apaixonado por Raquel que estava topando “qualquer negócio”, usou dos costumes da época para fazer com que ele se casasse com a irmã mais velha – Lia – e, assim conseguiu com que Jacó trabalhasse de graça por mais 07 anos. Só que, Lia amava Jacó. E esta é uma história triste de amor que temos na Bíblia. E, para entendê-la melhor, só lendo a Palavra  e ouvindo esta música:
Meu coração, não sei porque bate feliz, quando te vê. E os meus olhos sorrindo e pelas ruas vão te seguindo. Mas, mesmo assim, foges de mim. (Carinhoso – Marisa Monte)

            8 - Estamos na época dos Juízes. Nesse período houve uma grande seca na terra de Israel. E por causa da fome uma família saiu Israel e foi morar na terra de Moabe. Neste novo país, a família de Noemi, passou por grandes tragédias. Ela perdeu seu marido e seus dois filhos. Então, ela retornou para a terra de seus pais. E junto, veio com ela uma de suas noras – Rute. Como Deus é grandioso. Não entendemos os seus caminhos até que cheguemos ao final da jornada. Com a chegada da estrangeira Rute, Boaz – parente de Noemi, pelos costumes da época teria que se casar com ela. E que plano lindo de Deus. Através deste casamento, nasce o avô de Davi, e a estrangeira entra na linhagem do nosso Rei Jesus.
Boaz, mesmo sem saber do fim da história, ao conhecer a bela Rute deve ter sentido vontade de cantar esta música:
Quis evitar teus olhos, mas não pude reagir... E, quando um certo alguém, desperta um sentimento, é melhor não resistir e se entregar. (Um certo alguém – Lulu Santos)

            9 - O povo de Deus já tinha reis. E aquele que se tornou o símbolo de reino para o povo escolhido foi Davi. A Bíblia descreve Davi como “o homem segundo o coração de Deus”. Mas, ele por causa da paixão por uma mulher, cometeu um pecado, que trouxe guerra e morte à sua família. Mas, Davi amou Bate-Seba. Ela foi o grande amor de sua vida. A mãe do seu sucessor dentre seus muitos outros filhos. Davi deve ter cantado para ela:
Bem que se quis, depois de tudo ainda ser feliz. Mas, já não há caminhos prá voltar. E o quê, que a vida fez da nossa vida, e o quê que gente não faz por amor. (Bem Que Se Quis – Marisa Monte)

         10 - Depois de Davi, que reinou sobre Israel foi Salomão. A Bíblia nos diz que ele foi o “homem mais sábio da terra”. Diz também que ele teve mais de mil mulheres, entre esposas e concubinas. Mas, ao lermos o livro de Cantares de Salomão, vemos que, mesmo com tantas mulheres, Salomão tinha a sua preferida – A Sulamita. E para ela ele deve ter cantado esta canção:
Procurei em todas as mulheres a felicidade, mas não encontrei, fiquei na saudade. Foi começando bem, mas tudo teve um fim. Você é o sol da minha vida, a minha vontade. Você não é mentira, você é verdade. É tudo que um dia eu sonhei pra mim. (Mulheres – Martinho da Vila)

            11 - Chegou a hora do cumprimento do plano de Deus. Ele enviaria o seu Filho ao mundo em forma de homem para nos livrar do pecado. Mas, para isso, Ele escolheu uma família para acolher o bebezinho que viria a ser o Salvador do mundo. Ele escolheu José e Maria. Que dificuldades este casal enfrentou!! José viu sua noiva ficar grávida sabendo não ser ele o pai do bebê. Maria sabia que podia ser apedrejada por ter engravidado antes do casamento. A pobre mãe teve que dar à luz, longe de sua casa, num estábulo, porque não havia um lugar decente para se hospedar com seu marido. Depois, o casal descobre que o Rei quer matar o filhinho deles e têm que fugir para o Egito... Ufa! Só com muito amor e parceria para suportarem tamanhas dificuldades.

José teve que ser convencido por um anjo a aceitar Maria como sua esposa. Mas... depois de convencido, ele esteve ao lado dela “para o que desse e viesse”. Por isso ele deve ter cantado assim:
...O amor é um furacão, surge no coração sem ter licença pra entrar. Tempestades de desejos. Um eclipse no final de um beijo... (Amar é – Roupa Nova)

            12 - Para finalizar, Maria foi esposa de José. Não foi apenas a mãe de Jesus, o nosso Salvador. Ela foi a mãe de outros filhos de José. Foi com ele que ela dividiu suas dúvidas, alegrias e dificuldades. Foi com ele que ela compartilhou o amor de homem e mulher. Sem ele era não seria mais a Maria. E, por isso, para José, ela teria cantado:
Avião sem asa, fogueira sem brasa, sou eu assim sem você. Futebol sem bola, Piu-Piu sem Frajola, sou eu assim sem você (Fico assim sem você – Adriana Calcanhoto)

Um comentário:

  1. Você é demais... emocionante! Muito criativo e romântico... PARABÉNS

    ResponderExcluir