14 de jun. de 2014

Futebol e vida - zagueiros

Zagueiro.
A principal tarefa de um zagueiro é marcar os atacantes adversários. Isto tem que ser feito de tal maneira que os adversários não tenham oportunidade de concluir em gol. Zagueiro, especialmente em pelada, é quem tem cara de mau.
Zagueiro, normalmente, faz parte do grupo dos mais fortes, dos que impõe respeito pelo tamanho e postura. Em função desta superioridade física algumas equipes escolhem os zagueiros para desempenharem a função de capitão. Capitão é o representante do time, é o interlocutor, a voz forte, a presença do técnico em campo. Para ser zagueiro em pelada, o 'peladeiro' não precisa ter uma técnica muito apurada. Mas, disposição e seriedade não podem faltar de jeito nenhum. É verdade que alguns zagueiros possuem técnica refinada mas, pode ter certeza de que ele foi jogar na zaga, por imposição do técnico ou da equipe. Técnico escolhe zagueiro pelo tamanho. Técnico precisa confiar na zaga para obter resultados.
Logo no começo da vida de peladeiro a gente aprende que zagueiro nunca deve estar sozinho. Há que ter mais um fazendo a 'sobra'. Explico: um marca e o outro fica aguardando a conclusão da jogada para, se necessário, fazer proteção ao gol no lugar do primeiro. Treinos específicos e esquemas táticos sempre privilegiam a proteção de sua meta. Isto exige entrosamento e combinação entre dois, ou três zagueiros. A escalação desses guardiões deve combinar força com velocidade, técnica com disposição incansável na entrega em busca da proteção. Para quem gosta de futebol é um balé, um sincronismo
que carrega metáforas, não de leveza mas, da seriedade como 'trancar o cadeado',
'fechar a zaga', 'garantir o resultado', etc.
Quem joga na zaga está sempre falando, apontando, corrigindo posição, porque a intenção é proteger.
Zagueiro 'dá bico pro alto', zagueiro se joga na frente da bola, zagueiro protege sempre e a qualquer custo.
Zagueiro é decidido, valente, destemido e combativo.



Acima de tudo, guarde o seu coração,
pois dele depende toda  a sua vida.
Provérbios 4.23

Timóteo, guarde o que lhe foi confiado.
Evite as conversar inúteis e profanas e
as ideias contraditórias do que é falsamente
chamado de conhecimento; professando-o, 
alguns desviaram-se da fé. A graça seja com vocês.
1 Timóteo 6.20 e 21


Nenhum comentário:

Postar um comentário