2 de mai. de 2012

Tipos de Salmos

Súplicas

São chamados também de salmos de lamentos. O poeta coloca a 'boca no trombone' e reclama. Lamenta a calúnia, a doença, a perseguição e um bocado de coisas que o incomoda. Curioso é que a maioria desses salmos termina com uma expressão de esperança e gratidão.

Louvor

Músicas de exaltação a Deus pela criação. Eles, normalmente, começam com um convite e depois apresentam a razão da adoração e terminam da forma que começaram.

Para o culto

São ligados diretamente à liturgia. Eram os salmos utilizados no Templo.

Para o Rei

Esses salmos destacam a figura do rei como representante divino. O rei é o ungido de Deus para conduzir a nação à justiça, igualdade e bem-estar. Em alguns momentos o monarca é chamado de 'filho de Deus'. Esses salmos também são chamados de messiânicos.

Sabedoria

O destaque aqui é para obediência a Lei, o temor a Deus e o valor intrínseco da Teologia da Retribuição.

Históricos

São os salmos que recordam os acontecimentos do povo, sua história de relacionamento com o Senhor.

De Aleluia

A palavra aleluia significa louve, adore. Sendo assim, esses são salmos que expressam alegria, elogio e ação de graças.

Escatológicos

São salmos que tratam da vitória final do Senhor, ou o dia da vingança - do acerto de contas com o grande Criador.

Alfabéticos

São acrósticos que seguem a ordem do alfabeto Hebraico. São vinte e duas letras que compõem o alfabeto dessa língua. O maior exemplo é o salmo 119. Repare os subtítulos em sua bíblia e o nome das letras.

Dos peregrinos

Os peregrinos eram os adoradores que vinham, de toda parte, em direção a Jerusalém para prestarem o culto. Enquanto eles caminhavam entoavam esses cânticos. São também chamados de cânticos dos degraus em virtude da escadaria que dava acesso ao templo.


Imprecatórios

Aqui o sentimento do salmista é de revolta, rejeição e desprezo pelos inimigos. É um clamor pela justiça divina. Interessante é que o salmista não pensa em fazer a justiça com as próprias mãos, porque não quer desobedecer a Lei de Deus, então ele derrama seu coração ferido e cheio de ódio aos cuidados do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário