10 de abr. de 2012

Para que serve a arte?!

O primeiro livro que me cutucou fundo n'alma enquanto iniciava minha graduação (olha que já faz um tempão...), foi "A necessidade da Arte" de Ernest Fischer. O texto começa com esta pergunta: PARA QUE SERVE A ARTE?
O Grande Ferreira Gullar respondeu:
"Mas se, pelo contrário, ao ver um quadro ou ao ler um poema, eles me deixassem indiferente, seria natural que perguntasse para que serviam, por que razão os haviam feito. Então, se o que estou dizendo tem lógica, devo admitir que quem faz esse tipo de pergunta o faz por não ser tocado pela obra de arte. E, se é este o caso, cabe perguntar se a razão dessa incomunicabilidade se deve à pessoa ou à obra...

Claro, a arte dos vitrais servia para acentuar a atmosfera mística das igrejas e os afrescos as decoravam, como também aos palácios. Mas não residia nesta função a razão fundamental dessas obras e, sim, na sua capacidade de deslumbrar e comover as pessoas. Portanto, se me perguntam para que serve a arte, respondo: para tornar o mundo mais belo, mais comovente e mais humano.

*Ferreira Gullar é cronista, ensaísta, teatrólogo, crítico de arte e um dos maiores poetas brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário